Vida Dificil de um Viciado em Cinema
A segunda edição do Estoril Film Festival começa amanhã e prolonga-se até dia 22 deste mês, trata-se da iniciativa do produtor Paulo Branco de criar em Portugal um Festival de Cinema com o mesmo luxo e aparato de uma Cannes ou Veneza.
O Festival ainda não conquistou o público (na sua primeira edição), situação a que não será alheia a localização (este ano desenrola-se no Casino do Estoril, Centro de Congressos do Estoril e Teatro Mirita Casimiro) e o carácter elitista, comparativamente a um Indie Lisboa ou um Fantas.
A primeira edição do Festival vai ficar sempre na minha memória pela oportunidade de ouvir durante 1 hora, o meu realizador favorito, David Lynch... poder estar na mesma sala que o Mestre foi simplesmente mágico. Este ano, o Festival tem uma retrospectiva de Tim Burton que, infelizmente (a não ser que haja uma grande surpresa como ocorreu com a vinda de Lynch), não estará presente por se encontrar a rodar a sua versão do clássico "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Caroll.
Graças à revista Time Out (mais uma vez) vou ter a possibilidade de conhecer as propostas deste Festival, já que ganhei um passe de livre acesso a todas as sessões. Após análise do programa fiquei curioso em ver/rever:
- "Mesrine: L´Instinct de Mort"/"Mesrine: L´enemie public nº1" de Jean-François Richet, com presença dos actores Vicent Cassel (a Bellucci não vem, pena!!) e Mathieu Amalric;
- Homenagem a Tim Burton: todos os filmes, obrigatório!!;
- Homenagem a Bertolucci: "Os Sonhadores", "Ultimo Tango em Paris", "1900" e "La Luna";
- "Vicky Cristina Barcelona" de Woody Allen (ante-estreia);
- "Redbelt" de David Mamet (ante-estreia);
- "The Hurt Locker" de Kathryn Bigelow (ante-estreia);
- "Rachel Getting Married" de Jonathan Demme (ante-estreia).
Não acredito que este seja, ou venha a ser, O festival português de cinema. Para mim, sem contar com o Fantas (eu sei, nunca fui e é uma falha!!), será esse pódio atribuido ao Indie Lisboa... já estou ansioso pelo evento de 2009 :)
Vou dando noticias neste espaço conforme for assistindo a sessões do Festival, até lá:
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


2 Comments:


  • At 9:38 da manhã, Blogger Brunhild

    Há gajos com sorte. E mais não digo...

    *

     
  • At 9:51 da tarde, Blogger Carpe Diem

    Aqui tou eu depois da primeira sessão do Estoril Film Festival com direito a Festival Pass ao pescoço :)

    Digamos que é demasiado pomposo pra mim, parecia um pobrezinho no meio dos convidados com fato e gravata... bendito ambiente do Indie Lisboa, livra!!!

    Não vou colocar post pq o filme de hoje tem continuação amanhã e logo faço uma análise do conjunto.