O Verdadeiro Terror
Como não podia deixar de ser não consegui escapar ao evento "MOTELx" que ainda decorre no Cinema S. Jorge (termina hoje). Trata-se de um primeiro festival, não competitivo, de cinema de terror, organizado pelo Cineclube de Terror de Lisboa.
Para inicio de certame nada mais apropriado do que exibirem alguns episódios de uma série americana de terror, cujos episódios são realizados por auntênticos senhores deste género como John Carpenter, Joe Dante, Tobe Hooper, John Landis, Dario Argento, entre outros... todos sob a orientação de Mick Garris (presente no Festival, onde deu uma Masterclass). A única condição existente nesta série é a duração de cada episódio (cerca de 60 minutos) e o seu baixo orçamento.
Ontem tive o prazer de ver 2 episódios em sessão dupla dos quais já tinha ouvido falar imenso mas, graças aos nossos canais de TV (nos EUA passa no canal de cabo Showtime) ou aos editores de DVD´s (a série tem 2 temporadas realizadas até ao momento, tendo a primeira iniciado em 2005) nacionais, ainda não tinha tido a oportunidade de confirmar se o "buzz" se justificava. Os episódios foram "Cigarette Burns" de John Carpenter e "Homecoming" de Joe Dante.
O primeiro retrata a busca de um homem (Kirby Sweetman), especializado em encontrar fitas de filmes raros, por uma cópia de um filme que apenas foi exibido uma vez (no Festival de Sitges) e provocado nos espectadores um frenesim homicida, de seu nome "La Fin Absolue du Monde". É um filme sobre uma obsessão, sobre o poder do cinema e a força que este pode ter. O episodio é uma ode ao cinema na sua forma mais pura, apesar da preversão dos sentidos, já que a busca pelo filme não é mais que o desejo de o ver... acaba por ser um momento de redenção para um anjo e uma descida aos infernos para todos os restantes... eu sou um fã de Carpenter e é impressionante como, com tão pouco, consegue sempre fazer filmes geniais.
O segundo filme, da autoria de Joe Dante, é uma sátira ácida à guerra no Iraque e ao poder de George Bush. A história passa-se durante a reeleição do presidente e tudo se desencadeia quando, durante um talk-show, um apoiante de Bush diz que gostava de ver os combatentes mortos no Iraque a regressarem para agradecerem terem servido o país... eles de facto regressam (como zombies), mas para votarem contra Bush. Trata-se de um filme hilariante e a melhor crítica ao governo americano de que tenho memória... é impressionante como um pequeno episodio pode ser tão cáustico e subsversivo, bem haja Joe Dante!!!
Se puderem adquiram os packs das 2 temporadas (pela Net ou nas lojas especializadas) e vejam estas pequenas obras primas, valem mesmo a pena!!
Carpe Diem.
PS: Com este certame começa a vaga de Festivais de Cinema, já na proxima semana temos o "Queer Lisboa", depois o "Festival de Cinema Francês" e o "Doc Lisboa"... haja tempo e dinheiro!!!

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: