Estamos no 3º Mundo?
Hoje fiquei absolutamente furioso ao ter conhecimento que o, ansiosamente, esperado filme de Henry Selick adaptando o livro "infantil" (em minha opinião é um conto infantil para adultos) de Neil Gaiman, apenas será exibido nos cinemas portugueses em versão local... nem UMA cópia original!!
Nem peço que fosse lançada no mercado uma cópia 3D em versão original (seria justo contudo) mas, pelo menos, uma cópia digital em versão original (o mínimo e à semelhança do que foi feito com o filme "Bolt", esse sim direccionado a 100% para as crianças) e não digo isto por discordar da tradução do Nuno Markl ou das dobragens de gente como Nuno Lopes, Ana Bola, Maria Rueff entre outros...
Digo-o porque gosto de ver filmes na sua lingua original e usando um aparelho auditivo como me acontece a mim, irei perder muito do filme, valendo-me já ter lido o livro!! Sobretudo quando se trata de um estilo de animação diferente e uma história que apela mais ao adulto ou ao jovem do que a uma criança menor de 6 anos ou, inclusivamente, menor de 10!!
Considero isto uma falta de respeito por parte da distribuidora (Lusomundo) e um caso de prepotência, originada pela quase monopolização do mercado. Será que ter UMA cópia em versão original era muito dispendioso para estes senhores?
Em principio, irei ver o filme este Sábado porque adoro de tal forma o trabalho de Selick e Gaiman que, mesmo que vá só olhar para os bonecos e ver o 3D funcionar, já valerá a pena. Fica aqui, contudo, a minha profunda indignação.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


2 Comments:


  • At 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo

    Homem, tu não me digas que ainda sabias que JÁ estamos no 3º mundo???? Homem caminhamos é a passos largos para o 4º... pode ser que no 5º seja a 5ª: Dimensão!!!!! ;)

    Welcome back!

     
  • At 9:36 da tarde, Blogger Carpe Diem

    Se calhar nós é que passamos para o mundo alternativo da Coraline e ainda não demos por isso...com isto e com a censura à piada ao Magalhães no Carnaval... hip hip hurra!!