O Fim de uma Viagem
Termina hoje, nos EUA (canal SciFi), a melhor série de ficção científica dos últimos 5 anos que, em Portugal, tem vindo a ser exibida no canal FOX Next do MEO e sido editada em DVD (a mini-série e restantes 4 temporadas estão à venda em packs da Universal), de seu nome Battlestar Galactica.
A sua génese partiu da série original dos anos 80, contudo e atendendo à mini-série inicial apresentou diferenças substanciais no que respeita à história e personagens. A ideia de Cylons que evoluiram para humanos, adoptaram um único Deus (contra os Deuses de Kobol dos humanos e a religião, tal como a politica, são 2 temas muito importantes nesta série) e estão "adormecidos" e misturados com os restantes tripulantes da Galactica (fazendo uma ligação à forma de actuação do terrorismo actual e colocando questões profundas sobre este campo) fez-me agarrar esta série. Aliás, fiquei logo viciado após os minutos iniciais, pré-genérico, da mini-série (que funciona como os primeiros 3 episódios) pela forma inteligente como mostra a evolução dos Cylons num misto de imagens, sons e palavras, um mimo!!
A premissa inicial é semelhante à série dos anos 80, com o ataque das colónias pelos cylons e a busca dos humanos por esse planeta mítico chamado Terra fugindo sempre dos primeiros numa luta pela sobrevivência. Este remake foi criado por Ronald D. Moore (Deep Space Nine) e conta com um luxuoso cast que mistura veteranos como Edward James Olmos (Comandante Adama), Mary McDonnel (Presidente Laura Roslin) com estreantes como Katee Sackhoff (Starbuck e a minha personagem favorita), James Callis (Gaius Baltar), Tricia Helfer (Caprica 6) ou Jamie Bamber (Lee Adama). Actores em estado de graça, argumentos/episódios brilhantes e o prazer de reencontrar, com um brilho nos olhos, o Lee Adama da série original (Richard Hatch) agora na pele do terrorista e revolucionário, Tom Zarek.
Esta série é profundamente aconselhada a todos aqueles que adoraram a versão dos anos 80, para quem gosta de séries politicas e interessantes, para quem se interessa por ficção cientifica baseada nas pessoas e nas histórias em detrimento dos efeitos especiais (que os há e muito bons) ou para quem gosta de ver TV que faça pensar e emocionar. Juntamente com "Lost", esta é a série que me deu mais prazer assistir nos últimos anos e apresenta um calibre e impacto como teve "Ficheiros Secretos" e "Twin Peaks", no seu tempo.
O final vai deixar saudades e apesar de anunciada a série prequela "Caprica" para 2010, nada vai ser o mesmo (e Lost termina em 2010!!)... para quem ainda não conhece e se revê no que disse no parágrafo anterior corra a qualquer espaço comercial de DVD´s e abasteça-se dos packs porque é imperdoável deixar escapar algo assim, so say we all!!
Espero que o último episódio seja, realmente, fraking special,
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: