A redenção de um duro

Com imensa expectativa e vontade de entender o desprezo da Academia pelo mais recente filme de Clint Eastwood, Gran Torino, desloquei-me aos "meus cinemas", no passado Domingo, para o ver. Em conclusão, confirmo que as elevadas expectativas são igualadas ou mesmo superadas, contudo continuo sem perceber como é que este IMENSO filme não ganhou, no mínimo, os Óscares de Melhor Filme e Realizador!! Aliás, ofereço do meu próprio bolso um bilhete de cinema ao Sr. Danny Boyle para assistir a este filme, porque podia ser que entendesse como se transmite emoção e sentimentos (sem pieguice ou efeitos de câmera) em 116 minutos, contrapondo um mix de actores e amadores (tal como no dito Bilionário...).
O filme retrata a história de Walt Kowalski (Clint Eastwood), um homem que combateu pelos EUA na Guerra da Coreia, apologista do "buy american", conservador e profundamente racista nos diálogos e no pensamento. A morte da sua esposa deixa-o sozinho com a sua cadela e seu Ford Gran Torino de 1973 do qual cuida como se de uma peça rara de museu se tratasse (aprecia, cuida mas não o usa). Walt sente-se separado da sua familia, que o menospreza e apenas se interessa pelos seus bens, vivendo num bairro rodeado de imigrantes (italianos, negros, hmong´s, chineses...) e decadente. Quando o seu jovem vizinho de etnia hmong tenta roubar-lhe o Gran Torino, como iniciação de entrada num gang, toda a sua vida sofrerá uma imensa reviravolta.
Walt apresenta uma maior intensidade ao ser interpretado por Clint Eastwood, pelo facto de ser um condensado de diversos personagens que este actor/realizador interpretou ao longo da sua carreira, desde Dirty Harry a Bill Munny (Imperdoável). Torna-se delicioso ver este homem resmungar (e se ele resmunga em todo o filme!!) e sofrer uma transformação gradual, demonstrando que a dureza de atitudes não representa uma dureza de coração. Trata-se antes da perda de um homem e o aproximar a um outro "diferente", mas que vai substituindo a sua familia.
No fim, ficamos sem saber se foi Walt (ou Wally) que ajudou os seus vizinhos hmong ou se foram estes que o salvaram... a tensão da sequência final é irrespirável e nunca um "Holly Mary" foi tão doloroso. Em minha opinião, a decisão de Walt serviu, sobretudo, para que este se sentisse vivo e necessário a alguém de novo.
Mais uma "pequena" obra-prima de um realizador que não sabe filmar mal e consegue depurar ao máximo o argumento sem transparecer no ecran o desnecessário... é aquilo a que se chama "clássico". Um filme a não perder e que deixa emoções tão fortes no seu final como as que "Million Dollar Baby" deixou.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


4 Comments:


  • At 12:23 da manhã, Blogger Brunhild

    Eu era gaja para jurar que Gran Torino é um filme de 2008. Assim sendo, a ser nomeado e a ganhar um Óscar, só em 2009!...
    Essa tua aversão a Slumdog Millionaire tolda-te a visão... Abre a tua mente! :D

     
  • At 12:25 da manhã, Blogger Brunhild

    Ainda ando trocada com os anos... Vida de TOC não é fácil! Soma mais um ali às minhas contas, please... ;)

     
  • At 12:28 da manhã, Blogger Carpe Diem

    Oh gatinha (alusão à foto), trata-se de um filme deste ano e tinha todas as condições para estar nomeado para os Óscares deste ano, o facto de não estar não entendo porque é um filme superlativo do Clint.

    Normalmente temos gostos semelhantes mas não no caso do Bilionário...faz-me confusão como um filme normal ganha tanta coisa...

     
  • At 9:46 da manhã, Blogger Brunhild

    não sou uma gatinha, sou a HellNo Kitty :D

    Eu gostei do Bilionário mas concordo que não "merecia" arrebatar os Óscares daquela maneira. No entanto, não deixa de ser um bom filme. É um filme de subtilezas. É precisa estar atento a elas, ter sensibilidade e mente aberta. :D
    Uma coisa é certa, não dá para comparar Gran Torino com Slumdog Millionaire, pq são género totalmente distintos!

    Estava convencida que tinha lido algures q Gran Torino era considerado filme de 2009. Sonhei! É natural... :D