Globos de Ouro - Comentário
A temporada dos prémios cinematográficos foi, oficialmente, lançada com a "entrega" dos Globos de Ouro. A cerimónia foi cancelada por causa da greve dos argumentistas, que se mantém (quanto a mim é completamente legítima) acessa e foi apoiada pelos actores e actrizes nomeadas ao Globo.
Os premiados foram anunciados numa conferência de impresa e, apesar dos Globos serem bem menos conservadores que os Óscares, surgiram algumas surpresas e das boas!! No que respeita ao cinema encontramos 3 grandes vencedores: "Expiação", "Sweeney Todd" e "No Country for Old Men". Se o primeiro é um filme adequado e certo para esta época de nomeações, o mesmo não se pode dizer dos 2 ultimos, será que é desta que Tim Burton leva um Óscar de Melhor Filme ou Realizador? Isso seria pedir muito para uma história de um serial-killer barbeiro que, junto com Ms. Lovett, transforma a carne dos mortos em empadas ou do sangrento filme dos Coen com um assustador Javier Bardem (cada vez melhor actor).
Só não entendo como Burton (ou os Coen) não ganhou o Globo para Melhor Realizador se é, de longe, bastante superior a Julian Schnabel...
Quanto à nossa distribuição cinematográfica, que dizer do filme onde Julie Christie ganhou o Globo e que foi directo para DVD em preço de amigo? E será que teremos a chance de ver o "biopic" mais estranho do ano (sobre Dylan), que é "I´m Not There" do Todd Haynes, onde Cate Blanchett encarna uma faceta de Bob Dylan... segundo todas as criticas ela é simplesmente assombrosa e só por isso é de ver o filme.
Em termos televisivos, devemos salientar a inexistência de pesos pesados como "Lost", "Desesperate Housewifes", "Prison Break", "Heroes" ou mesmo "Battlestar Galactica". Contudo ainda se encontrava para decisão as séries "House" (TVI e FOX) e "Big Love" (DVD editado da 1ª temporada em Portugal).
A surpresa da vitória de "Extras" como melhor série de comédia apenas surpreende quem não a conhece ou não aprecia o humor supreendente e icónico de Ricky Gervais. De igual modo é de celebrar a vitória de David Duchovny num papel que promete fazer furor quando passar na Tv nacional na série "Californication" e de Tina Fey na série "30 Rock"... apesar disso lamento que David Michael Hall não tenha ganho a Jon Hamm (desconheço o seu valor na série "Mad Men") nesse portento que é "Dexter".
De um modo geral, os prémios de cinema foram bem distribuidos e deixam água na boca para as próximas estreias em Portugal, nomeadamente entre os meses de Janeiro e Fevereiro... no que respeita à TV, aguardo que os canais abertos ou a Tv Cabo nos apresentem séries como "Californication", "30 Rock", "Damages" ou "Mad Men".
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: