Aparências que Iludem
Quem visita este espaço conhece a minha profunda reverência e admiração por um dos grandes realizadores americanos do nosso tempo, David Lynch, e quando vi a apresentação do filme "Vigilância", a primeira coisa que pensei foi intrigante e depois vi os créditos... o filme é realizado por Jennifer Lynch (filha de David Lynch) e tem como actores o excelente Bill Pullman (de "Estrada Perdida") e a subvalorizada Julia Ormond (de "Mulholand Drive").
Trata-se de um filme que gira em torno da forma como apreendemos as situações, como um ponto de vista pode mudar toda uma história. Neste caso temos 3 pontos de vista diferentes sobre o mesmo caso, um "acidente" rodoviário que acaba em massacre puro. Existe também a diferença entre o que apreendemos e a forma como recontamos a situação, nem sempre igual a como aconteceu.
O filme aproveita a linguagem video e a subjectividade do olhar para interrogar o papel da imagem nos dias de hoje, de uma forma simples e jogando com a mecânica dos filmes policiais. Encontramos resquícios do Lynch pai na forma como Jennifer retrata a cidade onde se passa a acção, com os seus habitantes e os seus tiques característicos e estranhos, contudo, ainda lhe falta muito neste campo para chegar perto do nível do pai (ainda que tenha sido ela a escrever o livro "Diário de Laura Palmer" da série "Twin Peaks").
Não posso comentar muito mais do filme sem estragar o twist dos últimos minutos, no entanto, recomendo este filme para quem goste de filmes com serial-killers e pretenda ficar em suspenso durante grande parte do mesmo sem saber o que realmente aconteceu. Depois de um grande passo em falso (o filme "Boxing Helena"), espero que este seja um indicio do que Jennifer Lynch terá para dizer em cinema.
Pelo menos, a estranheza do pai passou-lhe muito bem e não podemos esquecer que o filme "Eraserhead" foi baseado nos sentimentos deste em relação ao nascimento da filha... quem viu o filme sabe bem que não se trata, realmente, de uma história simples ou bela :)
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: