O Belo é sempre Simples
Existem filmes que nos marcam, há aqueles que nos deixam a pensar, os que nos fazem sorrir, os que nos deixam amargurados por serem reais e aqueles que nos fazem sonhar. Depois há filmes que pela sua simplicidade merecem todos os destaques e um desse género que aqui venho comentar.
Trata-se de um filme que foi directamente para DVD em Portugal, mesmo que tenha ganho o Óscar para Melhor Canção Original (Falling Slowly), de seu nome "No Mesmo Tom" (Once no original). É uma pequena história, rodada em estilo documental mas sem o ser, sobre um "boy meets girl" em tom de musical.
Pela minha descrição parece um filme normal e acaba por o ser, no entanto, é muito mais que isso graças às soberbas interpretações dos actores/cantores Glen Hansard e Marketa Irglova e ao cuidado colocado pelo seu realizador John Carney.
Podem perguntar que tem este filme de especial? Em primeiro lugar a quimica entre o par protagonista (amigos de longa data na Irlanda, terra de onde vem o filme), as musicas que não se esgotam na vencedora do Óscar e dão real continuidade ao filme e aos sentimentos dos personagens, a simplicidade de ser fiel e mesmo assim fazer arte, o ar amador do filme sem que com isso perca força e, não menos importante, um final nada previsivel mas pleno de realidade.
Como é possivel fazer um filme por pouco dinheiro, com um casal de protagonistas amadores (mas cantores profissionais), com uma história que se vai compondo entre todos (ver extras do DVD onde se descobre como o filme foi sendo rodado) e, mesmo assim, nos deixar com o coração apertado, um riso no rosto e um sentimento de que se passou 1:28 minutos em partilha de sentimentos.
Comprem, aluguem e vejam este filme que merece toda a vossa disponibilidade... é uma história de amor diferente mas assim mesmo mais realista e podem sempre descobrir como um aspirador Hoover ajuda para conhecer alguém.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: