Estoril Film Festival 08 - Dia 3
Em primeiro lugar, considero que o titulo do filme deveria ser uma de duas hipóteses: "Vicky, Cristina, Barcelona" ou "Vicky & Cristina in Barcelona"... assim como aparece não tem sentido nem lógica, talvez Woody a tenha encontrado algures.

Em segundo lugar, a história retrata a viagem de duas amigas americanas e jovens, em férias de Verão, para a cidade de Barcelona. Vicky (Rebecca Hall) é uma mulher sensivel e que acredita nas convenções enquanto Cristina (Scarlett Johansson) é uma mulher aventureira no amor e no sexo, quando ambas conhecem o pintor Juan Antonio (Javier Bardem) que as convida para um fim de semana em Oviedo todas as suas ideias irão modificar-se. Para completar o ramalhete ainda temos a ex-mulher do pintor, Maria Helena (Penelope Cruz), uma neurótica e possessiva que nunca saiu do seu pensamento e coração.

O pintor irá entrar na vida das duas mulheres e tornar as suas certezas em interrogações, colocando em causa os seus ideiais de Vida.

O filme nunca consegue obter o arrojo da obra-prima que foi o "Match Point" parecendo que Barcelona não inspirou Woody Allen da mesma forma que Londres. Tem personagens pouco desenvolvidas (como a da excelente actriz Patricia Clarkson), uma história demasiado simples e redutora, estereotipos de latinos com sangue quente, imagens em formato de postal ilustrado com os principais monumentos de Barcelona e o "overacting" de Penelope Cruz.

Por outro lado, mantém os "one liners" habituais de Woody Allen, a sensualidade de alguns actores (Scarlet e Bardem), as cores quentes e um filme que, sendo fraquinho para o cômputo geral de Allen, ainda é superior a muita coisa que por ai estreia.

Foi uma semi-desilusão num filme que se vê bem, mas não fica na memória...

Carpe Diem.


Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


1 Comments:


  • At 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo

    Diz quem sabe que, o Match Point não é Woody Allen, portanto, talvez ele se esteja de novo a aproximar mais dele realizador de novo... ou então não... porque ainda não vi o filme... :D