Uma obra-prima da animação
Depois de tanto protestar lá me aguentei à bronca e fui assistir ao filme "Coraline e a Porta Secreta", escrito e realizado por Henry Selick (o mesmo responsável pelo "O Estranho Mundo de Jack") com base num livro de Neil Gaiman, em versão 3D.
Trata-se de um caso em que, apesar das expectativas muito altas, se concretiza aquilo que se idealiza e ainda consegue superar... todo o filme apresenta um deslumbramento de cor, magia e fantasia que equilibra o sonho de uma criança sem esquecer a vertente bem negra, tal como em qualquer bom conto infantil. Se repararmos, qualquer história infantil clássica tem o seu quê de macabro, seja a bruxa que come crianças (Hansel & Gretel) ou a que apenas quer ser bela e destruir quem já o é (A Bela Adormecida).
A animação consegue misturar 2D com moldes de uma forma entusiasmante e demonstrando um profundo respeito pela história base. A animação de Coraline está deliciosa nas suas variadas expressões faciais, mostrando a rapariga irreverente do livro de Gaiman, seguida de secundários hilariantes como as 2 antigas actrizes (Miss Spink e Miss Forcible) e o artista de circo decandente (Mr. Bobinsky).
A história de uma criança que quer brincar e divertir-se mas cujos pais não lhe dão a atenção necessária vai, concerteza, dizer alguma coisa a muitas crianças dado o constante stress do dia a dia contudo, a alternativa (um Mundo com pais que fazem as vontades e com muita cor, animação e alegria) revelar-se-á uma teia de enganos.
Devo ainda salientar que, apesar de contrariado, a tradução (Nuno Markl) e dobragem para português estão excelentes e o 3D (primeira experiência neste género de quem escreve) tem tudo para ser o futuro do cinema e trazer, quem sabe, mais e novas pessoas a este meio de entertenimento. Eu ainda sou daqueles que gosta de uma boa história e do cinema europeu, contudo não sou fanático ao ponto de não ver as potencialidades do 3D.
Se querem um filme de animação adulto e com uma história interessante e bem contada, arrisquem e deixem-se levar pela magia e irreverência de Coraline... depois leiam o livro de Gaiman que merece todos os elogios que lhe possam ser feitos.
Carpe Diem.
PS: Estou em "estágio" para a emissão dos Óscares 2009, tendo em vista que amanhã não trabalho vou ficar agarrado à TV e torcer pelo Mickey Rourke e pelo "Milk" do Van Saint, amanhã veremos se acertei em alguma coisa :)

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: