O prazer do bom Jazz
Tive o prazer de assistir esta noite ao concerto do Quarteto de Jazz Michel Portal (o artista da foto acima) no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz. Foi 1 hora e 30 de puro deleite a ouvir a musica de quatro artistas de qualidade superlativa: Michel Portal (saxofone alto, clarinetes e acordeão), Bojan Z (piano), Bruno Chevillon (contrabaixo) e Ari Hoenig (bateria).
Torna-se delicioso quando se assiste a um concerto de jazz onde os membros de um quarteto (ou outra formação qualquer) se divertem e nos divertem... sentem a musica juntamente connosco... fecham os olhos e deixam-se levar pelo ritmo, tal como quem os vê. Confesso que nunca tinha assistido a um concerto onde fosse tocado acordeão, enquanto free jazz, como se de um saxofone se tratasse, é isto que me faz amar tanto este género de musica onde (quase) tudo é possivel.
Michel Portal, aos 73 anos, é uma autêntica força da natureza, tendo nascido em Bayonne (França). Este artista tanto se sente confortável a interpretar uma peça de Mozart para clarinete como a tocar Stockhausen ou free Jazz, tratando-se de um intérprete que rejeita qualquer especialização. A sua vitalidade é surpreendente, comandando o seu quarteto com mestria e delicadeza, sentido cada momento e deixando-o transparecer pelo rosto. A expressividade dele fez-me sorrir diversas vezes durante o concerto, tendo em conta o prazer que demonstrava.
O concerto insere-se no Festival Trans-Portal que, tal como o nome deixa transparecer, é uma homenagem ao musico Michel Portal e resulta de uma parceria entre o Teatro São Luiz e a Metropolitana de Lisboa. Do restante programa destaco ainda o encontro de Mísia com Michel Portal e a Metropolitana de Lisboa (Dia 07 Março no Cinema São Jorge), o trio Michel Portal, Augustin Dumay e Vanessa Wagner (Dia 11 Março no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz) e o concerto para clarinete de Mozart com Portal, Dumay e a Metropolitana (Dia 15 Março no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz).
Para saberem mais (o Festival dura até dia 15 Março) pesquisem o programa em www.teatrosaoluiz.egeac.pt
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: