Indie Lisboa 2009 - Dia 3

Iniciei o dia de hoje com um filme da competição internacional do Indie, proveniente da Argentina, chamado "Una Semana Solos" e realizado por Celina Murga. Este filme, tem a particularidade de ser produzido por Martin Scorcese e, não me espantaria muito que, um dia destes, surgisse um remake nos EUA.
O filme retrata a história de um grupo de meninos ricos argentinos, residentes num exclusivo complexo habitacional, que ficam sozinhos durante as viagens dos pais à Europa. Os momentos de tédio são ocupados com jogos que, de inocentes nada têm como por exemplo, o "assalto" às vivendas dos vizinhos ausentes. A chegada do irmão da empregada que cuida do grupo, proveniente de uma terra pequena e inevitavelmente pobre face aos outros, vai colocar em causa o sistema de classes e a dinâmica do grupo (um dos meninos ricos chega mesmo a queixar-se à mãe telefonicamente de que este o incomoda sem especificar porquê), demonstrando assim o afastamento das elites face aos mais desfavorecidos. Quando algo corre mal é preciso encontrar um culpado e sabe-se logo quem será...
O argumento parecia interessante já que a realizadora pretendia cruzar a luta de classes com as dificuldades (fisicas e psicológicas) na mudança entre o ser criança e a adolescência. Na prática, espalha-se ao comprido, criando um filme banal, previsível até à medula com os meninos ricos aborrecidos a viverem no seu casulo (sem amor), enquanto os pais se divertem. Uma metáfora muito pouco subtil e só a qualidade do nome do seu produtor poderá tornar mais vísivel este trabalho de Celina Murga... quanto a mim uma enorme desilusão.
O Indie Lisboa caracteriza-se, entre outras coisas, pela possibilidade de assistir a curtas metragens num ecran de cinema, situação muito rara em Portugal (a única excepção é o programa Onda Curta no Canal 2). Hoje assisti a uma dessas sessões, denominada Observatório Curtas 3 e composta por: The Herd (Ken Wardrop); The Unseen (Pavel Medvedev); Sphinx on the Seine (Paul Clipson); Everyday Everyday (Tan Chui Mui); Crime/Abismo Azul/Remorso Físico (Edgar Pêra); Hot Dog (Bill Plympton) e Passeio de Domingo (José Miguel Ribeiro).
Como sempre acontece nestas situações, existem momentos de total desinteresse e pretensiosismo (The Unseen, Sphinx on the Seine, Everyday Everyday), formatos interessantes que conjugam arte e cinema (a obra de Amadeu Sousa Cardoso revista e interpretada em Crime/Abismo Azul/Remorso Físico), um momento cómico sobre a diferença através de um veado com problemas de identificação já que adora integrar-se no meio de uma manada de gado (The Herd), uma animação portuguesa elaborada por moldes e muito criativa apesar do argumento estafado e pouco original (Passeio de Domingo) e a cereja no topo do bolo com o genial Hot Dog.

Este último, que dura uns míseros 6 minutos (imagem acima), é uma animação de Bill Plympton (vencedor do Fantas 2009 e com DVD´s a menos de 8 € na FNAC) sobre um cão que adorava ser reconhecido como bombeiro. O filme é de ir às lágrimas de tanto rir com um humor superlativo e contagiante. Este foi, até ao momento, o meu único 5 na pontuação deste ano, assim se prova a inexistência da necessidade de filmes com durações excessivas quando, o essencial, pode ser dito desta forma genial.

Só por esta Curta vale a pena ver este conjunto que repete dia 01 de Maio (15:45) no Cinema Londres.

Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: