Sabe tão bem estar no Verão...
... no Miradouro de Santa Catarina, também conhecido como Esplanada do Adamastor, seja de dia ou de noite bastando estar calor é uma magnífica vista sobre Lisboa e um óptimo ponto de encontro de amigos.

Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤ 2 comments
Museu do Berardo

Foi inaugurado ontem, às 24 horas e com pompa e circunstância, o Museu Berardo no CCB, contudo não consigo ficar feliz por este evento. Lamento que tenham "oferecido" todo o espaço de exposições a um comendador quem nem falar sabe e compra arte apenas porque lhe parece bem... desconfio sequer que ele saiba o valor do que compra, o que cada peça significou para a sua época ou quem é o artista.
A cessão de todo o espaço expositivo do único local em Lisboa onde poderia ser efectuadas mostras temporárias de arte moderna à medida de uma Tate Modern ou do Museu de Serralves no Porto é grave, quanto a mim... ainda não sei qual a ideia do curador do Museu, mas espero que surjam oportunidades de ver outras obras além daquelas pelas quais o Estado se "apaixonou" e que pertencem a um senhor com s pequeno com ar de grandeza e que não deve ter outra toillette que não o preto.
Dou os meus públicos parabéns ao Mega Ferreira (de quem não acho muita piada desde que acabou com a Festa da Musica no CCB) por ter batido o pé e não ter permitido a colocação da bandeira do Museu junto com a do CCB... existem pessoas que por terem dinheiro julgam que podem, querem e mandam!!
Será vantajoso para o Estado português adquirir as obras da colecção deste senhor, ainda que apenas daqui a 10 anos sem agravamento da avaliação? Interessa-nos, enquanto contribuintes ajudar a pagar o milhão de euros/ano para aquisição de novas obras? Porque não deixar este tipo de iniciativas a entidades privadas como acontece na Fundação Elipse em Alcoitão?
Eu sou pela Cultura, adoro Arte mas não a qualquer preço... quero ver aqui em Portugal exposições que acontecem na Tate Modern ou em Serralves, como a completa de Frida Kahlo (ao contrario do que disseram a que esteve no CCB não era a completa), Bacon (Serralves), Paula Rego (Serralves), Gilbert and George (Tate), Cindy Sherman (Tate), Rosseau (Tate) e tantas outras... será que este Museu Colecção Berardo fará este tipo de serviço público ou servirá apenas para rodar as peças (algumas com bastante valor aceito) de modo a que não apanhem pó?
Eu quero Cultura com sentido, feita por pessoas que entendam do assunto e não alguem prepotente e sem sentido estético que não sabe o que deve fazer ao dinheiro que tem, pode ser que me engane, espero bem...
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤ 0 comments
Um Livro Diferente

Como fã assumido do realizador Tim Burton, vi toda a sua filmografia (ainda não a tenho completa em DVD, mas lá chegarei) e eis que, durante a minha visita à Feira do Livro, me deparei com a 2ª edição (em capa mole) do seu livro de histórias "infantis", ainda por cima como "Livro do Dia"... não consegui resistir e foi a melhor compra que fiz.
O livro chama-se "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias"
(edição portuguesa Antígona) e tratam-se de 23 pequenos contos
góticos e ligeiramente macabros, acerca dos temas que norteiam a sua filmografia como a dificuldade de aceitação do diferente, os traumas de infância e a incomunicabilidade do ser humano.
Todo o livro é ilustrado pelo próprio Tim Burton, com um traço que recorda os filmes de animação "A Noiva Cadáver" e "O Estranho Mundo de Jack".
Não consegui resistir a colocar algumas gravuras aqui, no topo temos a história "O Rapaz Múmia", um filho de um casal que nasceu como um novelo de gaze derivado de uma praga de um faraó, resultando num dos momentos mais divertidos e emocionantes do livro.
Aqui do lado temos a história que abre o livro, de seu nome "Palitinho e Fosforina Apaixonados" e tal como o nome indica é a história de amor entre um palito e um fósforo, resultando numa relação muito quente :)
Por fim temos a história "A Rapariga que se transformou numa Cama", a qual por colher uma flor encantada se transforma numa cama, contudo e apesar da tristeza, no final fica contente por ter agora onde se deitar.







São contos de uma beleza diferente, originais, cómicos ou comoventes mas que não deixam ninguém indiferente. Obrigatório para fãs de Burton e para quem não conhece e gosta de coisas "diferentes".
Caso não queiram dar o vosso precioso dinheiro para adquirir o livrinho (mas olhem que merece até ao ultimo cêntimo) podem encontrar a totalidade dos contos com desenhos no site http://homepage.eircom.net/~sebulbac/burton/home.html.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤ 0 comments
Poesia Feminina
A musica brasileira tem muitos tesouros e talentos que nós só descobrimos aos poucos e, felizmente, alguns deixam-nos a querer e descobrir mais. É o caso desta cantora a quem dedico o texto, Ana Carolina, trata-se de uma artista completa que canta e compõe as suas próprias letras numa carreira cuidade onde protagonizou um espectáculo lindo em parceria com Seu Jorge (disponível em DVD).

Descubram esta Mulher que não tem medo de mostrar a sua força e convicções com musicas de titulos sugestivos e provocantes como "Eu Comi a Madona", "Eu Gosto de Mulher" e "Eu Nunca te Amei Idiota". Também é dela a versão brasileira da musica "Blower´s Daughter" do Damien Rice, intitulada "É Isso Ai" que, apesar de não ser superior ao original, consegue adaptá-la muito bem ao contexto português.

Fechem os olhos e deixem-se levar pela voz desta Mulher, aqui fica a letra da musica "Nada Pra Mim" que eu adoro:

"Eu não vim aqui
Pra entender ou explicar
Nem pedir nada pra mim
Não quero nada pra mim
Eu vim pelo que sei
E pelo que sei
Você gosta de mim é por isso que eu vim
Eu não quero cantar
Pra ninguém a canção
Que eu fiz pra você
Que eu guardei pra você
Pra você não esquecer
Que eu tenho um coração
E é seu
Tudo mais que eu tenho
Tenho tempo de sobra
Tive você na mão
E agora
Tenho só essa canção"

Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤ 1 comments