Museu do Berardo

Foi inaugurado ontem, às 24 horas e com pompa e circunstância, o Museu Berardo no CCB, contudo não consigo ficar feliz por este evento. Lamento que tenham "oferecido" todo o espaço de exposições a um comendador quem nem falar sabe e compra arte apenas porque lhe parece bem... desconfio sequer que ele saiba o valor do que compra, o que cada peça significou para a sua época ou quem é o artista.
A cessão de todo o espaço expositivo do único local em Lisboa onde poderia ser efectuadas mostras temporárias de arte moderna à medida de uma Tate Modern ou do Museu de Serralves no Porto é grave, quanto a mim... ainda não sei qual a ideia do curador do Museu, mas espero que surjam oportunidades de ver outras obras além daquelas pelas quais o Estado se "apaixonou" e que pertencem a um senhor com s pequeno com ar de grandeza e que não deve ter outra toillette que não o preto.
Dou os meus públicos parabéns ao Mega Ferreira (de quem não acho muita piada desde que acabou com a Festa da Musica no CCB) por ter batido o pé e não ter permitido a colocação da bandeira do Museu junto com a do CCB... existem pessoas que por terem dinheiro julgam que podem, querem e mandam!!
Será vantajoso para o Estado português adquirir as obras da colecção deste senhor, ainda que apenas daqui a 10 anos sem agravamento da avaliação? Interessa-nos, enquanto contribuintes ajudar a pagar o milhão de euros/ano para aquisição de novas obras? Porque não deixar este tipo de iniciativas a entidades privadas como acontece na Fundação Elipse em Alcoitão?
Eu sou pela Cultura, adoro Arte mas não a qualquer preço... quero ver aqui em Portugal exposições que acontecem na Tate Modern ou em Serralves, como a completa de Frida Kahlo (ao contrario do que disseram a que esteve no CCB não era a completa), Bacon (Serralves), Paula Rego (Serralves), Gilbert and George (Tate), Cindy Sherman (Tate), Rosseau (Tate) e tantas outras... será que este Museu Colecção Berardo fará este tipo de serviço público ou servirá apenas para rodar as peças (algumas com bastante valor aceito) de modo a que não apanhem pó?
Eu quero Cultura com sentido, feita por pessoas que entendam do assunto e não alguem prepotente e sem sentido estético que não sabe o que deve fazer ao dinheiro que tem, pode ser que me engane, espero bem...
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: