Fim de Semana Cinefilo
Este foi, de facto, um fim de semana com bastante cinema já em estágio para a maratona que vai ser o Indie Lisboa (faltam apenas 2 dias)... tive o prazer de assistir a 2 fitas bastante diferentes entre si mas ambas com grande qualidade e intérpretes de excepção.

Primeiro o filme "O Amor e a Vida Real" (poster aqui ao lado) que parte de uma história banal, baseada num homem com quarentas, viúvo com 3 filhas e que ainda não se recompôs, trabalha num consultório sentimental de um jornal dando conselhos que não segue até que, numa reunião familiar, reencontra o amor na figura da mais recente namorada do irmão mais novo. Tudo isto podia ser simples, alimentício, banal, não fosse ter intérpretes como Steve Carell e Juliette Binoche que transfiguram o filme.
Sente-se, ao longo de todo o filme, a coesão do elenco e se existem bastantes lugares comuns e personagens estereotipadas, acaba por nem se sentir tal é a forma como ficamos "apaixonados" pelos personagens. Aconselho vivamente a quem quer esquecer um pouco as amarguras da Vida (ao contrario do que acontece a quem veja o "Corações" do Resnais, mais um grande mas triste filme) e ainda acredita no Amor, assim mesmo com letra grande, mesmo que a idade para ser ingénuo tenha passado há muito.


O segundo filme do fim de semana foi mais duro, refiro-me ao policial americano "Nós Controlamos a Noite" de James Gray com actores do calibre de Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg e Robert Duvall.
Trata-se de um policial muito seco, duro, sem sentido de humor mas com grande emoção e sentimento. Retrata a história de 2 irmãos, em plenos anos 80, que vivem em lados separados da lei, um é policia (Wahlberg) e outro gere uma discoteca detida por mafiosos russos (Phoenix) sendo o pai de ambos (Duvall) igualmente policia.
É um filme centrado nas personagens, na ideia de familia, de contradições e o que leva um homem a quebrar e a mudar de ideias... os actores conseguem suportar brilhantemente a emoção e o conflito das suas personagens com momentos sublimes como a perseguição à chuva (criada digitalmente) ou a outra a pé de caçadeira em punho pelo canavial.
Antes de ser um filme sobre a Policia, é um filme sobre um filho que regressa às origens quando sente que a sua verdadeira familia está em perigo e não renega o passado quando, com isso, consegue vingar o mal cometido.
Poderão alguns dizer que o primeiro filme é de "gajas" e o segundo de "gajos" mas são, certamente, ambos filmes poderosos (um mais simples que outro) e bom divertimento. Aguardo agora 3 filmes cujas apresentações me fizeram salivar: "My Blueberry Nights" (Wong Kar Wai), "Boarding Gate" (Olivier Assayas) e "Irina Palm" (Sam Garbarski) dos quais vos falarei depois de os ver.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


1 Comments: