Indie Lisboa 2008 - Dia 2
O 2º dia do Indie foi composto por 3 filmes bastante diferentes entre si apesar de, dois deles, serem realizados pela mesma pessoa, um dos Herois Independentes desta edição, Johnnie To (uma referência incontornável neste festival e de quem irei assistir a todos os filmes - 12 - a exibir).
O inicio do festival, para mim, ocorreu com o filme "O Filho de Rambow" (poster aqui ao lado), inserido na rubrica Indie Júnior, realizado por Garth Jennings. Trata-se de um "feel good movie", não necessariamente para crianças, que retrata os laços de amizade entre 2 crianças completamente diferentes: o rebelde da escola (Lee Carter) que pretende criar um filme tendo em vista concorrer a um prémio de primeira obra e outro que provém de uma familia ligada a uma religião obscura e repressiva (Will Proudfoot), renascendo para a Vida após assistir ao filme "Rambo - A Fúria do Heroi" (sim, esse mesmo com o Sylvester Stallone).
A partir desse momento é um filme dentro do filme, uma homenagem ao cinema, à amizade, à compreensão entre personalidades e culturas diferentes (hilariante os momentos com o aluno francês no colégio inglês, quando no seu próprio país é ele o marginal como o são os nossos dois protagonistas)... apesar do final puxar à lágrima não deixa de ser igualmente divertido e a unica conclusão possivel para um filme com interpretações superlativas das duas crianças (Bill Milner/Will e Will Poulter/Lee Carter). Atenção a este filme que deverá ter estreia comercial entre nós e levantou bastante interesse em diversos festivais de cinema onde tem sido exibido.
Os restantes filmes da noite, "A Hero Never Dies" e "The Heroic Trio", representam a variedade no que respeita a temas e formas de filmar de Johnnie To...tenho de agradecer ao Indie por me permitir conhecer a cinematografia deste senhor que, desde o inicio do Indie, não tem faltado a uma edição com os seus filmes.
O "A Hero Never Dies" é o tipico filme de mafiosos de Hong Kong, com 2 grupos rivais que trabalham para a mesma pessoa, em disputa pelo mesmo territorio e, em paralelo, a batalha travada entre os seus principais assassinos. Não é à toa que consideram To, o realizador do "action static" já que, quase tudo, acontece em suspensão e não tanto pelas acrobacias como num filme de John Woo. Este filme tem, entre muitos outros momentos, duas cenas memoráveis: um "duelo" com copos de vinho e uma moeda (alucinante e de ver para crer!!) e uma cena final de puro requiem pelo cinema "à la Woo", nomeadamente, a saga "A Better Tomorow". O filme repete dia 03 Maio às 18:30 (Cinema Londres).
O "The Heroic Trio" é uma completa loucura que só poderia ter origem no Oriente, retratando a investigação do rapto de diversos bebés por um "mago", que vive nos esgotos, e procura nessas crianças, um rei para a China (?!). Ao mesmo tempo, vamos acompanhando um trio de mulheres com poderes muito especiais como a invisibilidade, a super força e o desenrascanço, que se unirão para recuperar as crianças. Se vos disser que o filme passa por diversos géneros tão variados como o "wuxia" (como aconteceu com "O Tigre e o Dragão" de Ang Lee), romantico (tem momentos delirantes como uma declaração de amor em computador), canibalismo (as crianças que não se tornam reis ficam com o "mago" e viram canibais assassinos), humor (todo o filme não se leva a sério, mas tem ideias geniais, como os contentores voadores), fantasia (um esgoto mágico, com metano mas muito arranjadinho) e ficção cientifica (toda a sequência final), talvez não acreditem, contudo, está tudo lá.
O final deste filme então é o cúmulo da loucura com o "mago" transformado em esqueleto e cérebro ainda a funcionar que se apodera de uma das mulheres... contado não tem nem metade da piada!!! Se puderem vejam este filme aquando da sua repetição, dia 28 de Abril às 15 horas (Cinema Londres).
Como diz Johnnie To, nos seus filmes devemos "esperar o inesperado" porque ele tenta sempre "esticar ao maximo os limites da criatividade e não repetir o que já foi feito".
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: