A nova Battlestar Galactica
Na minha juventude era viciado numa série de ficção de 1978 chamada "Battlestar Galactica", ao ponto de me transformar em Adama (mais pelo porte do que pela importância da personagem)... infelizmente a série foi cancelada ao fim de 22 episódios (correspondente a 1 temporada) gerando, contundo, uma imensa legião de fãs.
Depois da saida do pack DVD com a série original que, a propósito, envelheceu muito mal, foi-nos dado a oportunidade de conhecer o remake, em exibição nos EUA na 3ª Temporada, no mesmo formato sem que tenha passado nos canais nacionais.
Trata-se de uma série completamente remodelada, que mantém a premissa original da guerra Humanos/Cylons e os nomes das personagens podendo, contudo, ser considerada a série mais pós 11 de Setembro da actual Tv americana.
A nova série baseia-se num pressuposto fantástico de que os Cylons foram criados pelos humanos e se rebelaram, contudo e passado 40 anos, conseguiram transformar-se em humanos... existem Cylons que não sabem que o são e por isso são considerados "agentes adormecidos" (isto soa a qualquer coisa, não?). Ao mesmo tempo, na Galactica, existe uma zona de memorial a quem faleceu durante o ataque dos Cylons que me parece decalcado dos memoriais pós-11 Setembro.
A guerra Humanos-Cylons mantém-se, no entanto, a série encontra-se totalmente renovada com um Adama (Edward James Olmos) com uma relação conflituosa com o filho Apollo (Jamie Bamber), sendo este menos "santo" e "puro" do que o original. A personagem Starbuck tornou-se mulher (Kate Sackhoff) mas com os mesmos traços do personagem original (charuto, loucura e vicio do jogo), criando assim uma interessante clivagem entre homens/mulheres e um relacionamento completamente diferente com Apollo.
Na galeria de personagens principais encontramos ainda uma presidente para as 12 colónias (Mary McDonnell) que era uma secretária de estado da educação e se encontra a morrer de cancro, o vilão original que aparenta deter mais nuances do que apenas ser mau (Gaius Baltar - James Callis), um Boomer feminino que não é propriamente quem diz ser (Grace Park) e por fim uma Cylon muito sexy e perigosa com o nome de "Number 6" (Tricia Helfer).
Cada episódio surpreende e torna uma série antiga em algo viciante, sério, inteligente e sobretudo inovador... basta seguir todo o segmento inicial da minisérie (não disponivel em Portugal, mas que pode ser encomendada na Net, com legendas em Inglês) é um portento que vos vai deixar agarrados ao sofá.
Se puderem comprem os 3 packs (Minisérie, 1ª e 2ª Temporada) e deliciem-se com o que de melhor se faz actualmente, no âmbito da Ficção Científica nos EUA, pelas mãos do criador da serie Deep Space Nine, Ron Moore.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: