Indie Lisboa 2008 - Dia 3
Mais um dia de Indie e as surpresas não param, é certo que já estava avisado de que os filmes de Johnnie To são sempre surpreendentes, estou a comprovar isso mesmo já que este é capaz de realizar filmes completamente díspares...
O inicio do 3º dia deu-se com o filme "The Mission", uma história de um magnata ligado crime de Hong Kong que contrata 6 guarda costas tendo em vista proteger a sua vida, acabando esse facto por gerar uma forte camaradagem e sentido de honra entre esses seis homens. É um filme que se baseia, não tanto na acção (que também a há) mas, sobretudo, nas expectativas que cria e no suspense no fio de navalha. Toda a sequência passada no Centro Comercial é emocionante e quase nada se passa... sabemos que existe uma armadilha, os personagens esperam o que vai chegar e nós com eles, sem que com isso se perca força ou rumo no filme. To tem sempre soluções visuais espantosas mesmo em momentos que parecem "mortos", vide toda a sequência da bola de papel.
Existem criticos de cinema que dizem ser esta a obra-prima de To, em minha opinião não sei se será, dado o desconhecimento dos seus filmes na totalidade, contudo e até ao momento, dou os meus parabéns à direcção do Indie pelos filmes apresentados.
Em seguida fui a uma sessão de Curtas (a unica desta edição a que irei assistir), inserida no conjunto Observatório Curtas 3, sendo este um dos grandes interesses do Indie, a descoberta das histórias em pequenos formatos, coisa que se encontra arredada das nossas salas de cinema e só se vai mantendo vivo pela rubrica "Onda Curta" do Canal 2. Do conjunto apresentado denota-se algum pretensiosismo ("Skymaster" e "Kin"), imitação de Van Saint ("Joy"), uma especie de neo-realismo romeno e polaco ("Alexandra" e "A Few Simple Words") e a grande supresa do pack, a animação canadiana "Sleeping Betty". Esta ultima é uma delirante curta que mistura contos infantis com uma sátira poderosa à Inglaterra, nomeadamente à sua monarquia... simplesmente hilariante, apesar de um final desanimador... a ver apenas pela animação, repete dia 30 às 15 horas (Cinema Londres).


Para final de noite ficou o segundo filme de Johnnie To do dia, a comédia non-sense "Help!!!", trata-se de uma forte sátira ao sistema de saude de Hong Kong e todo o filme está estrututado como um misto de "screwball comedy" com escatologia, mas sempre com muita qualidade. Acompanhamos as urgências de um hospital com todos os interesses obscuros subjacentes (a "higher administration"), médicos acomodados e graxistas que irão sofrer uma forte mudança devido aos 3 médicos da foto.
Os americanos (excepção feita a Joe Dante pelo seu episodio "Homecoming" na serie Masters of Horror) deveriam olhar para este filme e perceber como, com forte ironia, se consegue ter bem mais piada e acertar na mouche, ao contrário de inanidades como "Espartanos do Pior".
Impressiona ver um filme desta qualidade e com tanta piada que foi concluído em apenas 27 dias e, sobretudo, ver como se pode ser imaginativo num tema que coloca sempre algum melindre... a ideia de um mecânico a tratar dos seus pacientes como sendo doentes e tendo uma oficina como se fosse uma Urgência de Hospital é simplesmente surreal... já para não falar no pobre pedinte que procura o amor da mulher que o salvou da morte, para ser sempre recusado e lutar por ela de formas inimagináveis... o final, bem, só poderia ser assim louco, com o par romântico enredado numa dança na noite derivada por um raio caido do céu... só vendo!!! Repete dia 30 às 15:45 (Cinema Londres). Agora estou ainda mais curioso com o filme de To em que um monge budista vira stripper ("Running on Karma")... a coisa promete!!
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: