Cinema e Livros... Dupla perfeita!!
Depois de uma longa espera e expectativa, eis que fui assistir ao 4º filme da saga Indiana Jones, desta feita uma aventura em busca de uma caveira de cristal com poderes, digamos, sobrenaturais.
Será que, após um terceiro filme simplesmente perfeito, havia a necessidade de mais um? Na minha opinião, o filme encontra-se muitos furos acima de qualquer blockbuster actual (espero que o novo Batman venha a suplantar este nível) e a emoção/humor de Indy mantém-se, no entanto... a história é fraca, muito fraca... já se viu o mesmo tema no filme baseado na série Ficheiros Secretos, contudo tratado de outra forma, originalidade zero portanto.
O que fica deste filme? Uma grande aventura, o retorno de Harrison Ford (Indiana Jones) e Karen Allen (Marion Ravenwood, a apaixonada de Indy do primeiro filme), o humor característico da série adicionando a idade do heroi que é igual à do actor e o cinema físico de aventuras, com menos efeitos especiais (não deixando de os ter em larga escala) e os pequenos "easter eggs" para os fãs como o rápido travelling no armazém a mostrar a Arca da Aliança.
O menos bom será a história (escrita a 3 e após muitos rascunhos e isso nota-se) e a personagem do filho de Indy (Shia LaBeouf) que me pareceu fraca e inconsequente para a história, não por culpa do actor mas da personagem mesmo... parece-me que vão pegar nele para continuar o franchise e a sequência final com o chapéu tudo o indica... ou seria antes uma indicação de que Indy só há um? Espero que seja esta última a razão. De qualquer modo, uma grande aventura "à antiga" para ver, ainda que se esqueça pouco depois.


Dado que os cinemas onde costumo ir (Monumental/King) ficam perto do Parque Eduardo VII, lá fui espreitar mais uma Feira do Livro que, após a intensa polémica (desta vez com o stand da Leya) do costume, lá abriu as suas portas e se mantém até 15 de Junho.
O que acho mais engraçado é observar a quantidade de pessoas que anda a passear pelas barraquinhas e a comprar livros como se os descontos realmente compensassem, lamento informar mas... não compensam!!! A unica excepção a isto ocorre nos chamados "Livros do Dia", no fundo de catálogo e em um ou outro stand com livros muito especificos (a saga de George R. R. Martin está a vender como pãezinhos quentes porque o preço compesa face às livrarias, por exemplo)... a regra geral é encontrarem livros mais barato na FNAC ou nos hipermercados!!
No que respeita à polémica dos pavilhões da Leya, pois bem, não são nada de especial... dispõe os livros de uma forma diferente e o modo de pagamento é igualmente diferente dos outros stands, contudo, não me parece que esteja aqui uma solução inovadora para a Feira.
Acabei por adquirir 3 livros (ainda me falta um, que estava esgotado), 2 policiais e o 4º volume da saga "As Crónicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martin, a saber:
- "Promete-me" de Harlan Coben (Editorial Presença)
- "Morte no Bosque" de Harlan Coben (Editorial Presença)
- "O Despertar da Magia" de George R. R. Martin (Saida de Emergência)
A Feira continua a ser, mesmo que não se compre nenhum livro, uma fonte de vida no Parque e um belo passeio, com uma vista estupenda, principalmente se começarmos junto à "escultura" (?!) do Cargaleiro.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: