Tributo aos Deolinda


Quando se diz que a musica portuguesa não se sabe reinventar pois eis que alguém aparece para contrariar este facto. O que anda agora a rodar no meu carro é o CD cuja capa aparece aqui em cima, os Deolinda com o seu primeiro CD chamado "Canção ao Lado". É simplesmente arrebatador!!
Para quem não os conheça pergunta-se, o que têm eles de especial? Pois bem, antes de mais é uma banda que se criou em palco antes de lançar um CD e com isso formaram uma imagem e um núcleo duro de fãs e o inevitável "boca a boca". Depois têm, desde o seu inicio, um grafismo excelente da autoria de João Fazenda.
Para terem uma ideia do grafismo, em cima têm a Deolinda e em seguida a contracapa do CD com um manancial de artistas importantes em Portugal:


Mas voltam vocês a perguntar, o que é a Deolinda? É fado? É musica popular? Pois bem, eles são Fado mas como nunca o ouviram, Fado que dá para bailar, Fado para ouvir e cantar, Fado para bater palmas, Fado com letras deliciosas, Fado com guitarra portuguesa mas também ritmos brasileiros/africanos/jazzisticos... Deolinda é modernidade com o passado à vista, é teatro com sentimento, é uma voz potente que pertence a Ana Bacalhau (antiga vocalista dos Lupanar), tem dois irmãos da Damaia (Pedro da Silva Martins e Luís José Martins, guitarras e outros instrumentos) e um contrabaixista (José Pedro Leitão).
Arrisquem e ouçam musica portuguesa, deixem-se surpreender... Fado tradicional é Camané, Fado original são os Deolinda... como eles próprios se definem no seu site (www.deolinda.com.pt):
"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas das janela, inspirada pelos discos da grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com dois gatos e um peixinho vermelho"
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: