Literatura de Fantasia

Na minha opinião, quando quero relaxar de leituras mais exigentes refugio-me na chamada literatura de "high fantasy" que tem, em todo o Mundo, milhões de seguidores.
Um exemplo claro deste género que falo é a triologia do Anel de Tolkien e todos os livros que este escreveu derivados desta, contudo, a literatura fantástica tem vindo a evoluir e a melhorar constantemente.
Actualmente, publicam-se em Portugal duas grandes séries de dois autores conceituados internacionalmente no âmbito deste género literário, as séries "A Roda do Tempo" de Robert Jordan (Bertrand Editora - imagem aqui à direita) e "As Crónicas do Gelo e Fogo" de George R. R. Martin (Saida de Emergência - foto em baixo à esquerda).
Perguntam vocês qual a novidade destes livros e a resposta que vos posso dar é: "leiam e descubram". Para quem não se quer dar a esse trabalho eu explico, são histórias enormes já que a série "A Roda do Tempo" tem 12 volumes (3 editados em português até ao momento) e "As Crónicas do Gelo e Fogo" tem 6 (4 já publicados em português).

Assustados? Se eu disser que cada volume da primeira série tem, em média, entre 600 e 800 páginas o medo deve estar a agarrar alguns de vós, mas... ambas as séries, que ando a seguir avidamente conforme vão sendo lançados novos volumes, são "estupidamente" viciantes.
É certo que obrigam algum esforço de memória para situar toda a história dada a diferença temporal de publicação mas o gozo que dão a ler compensam largamente esta situação.
A primeira série é uma fantasia que se aproxima mais de Tolkien com a luta entre o Bem e o Mal, misturando humanos com seres misticos e uma mitologia poderosa e arrebatadora que levaria muito tempo a explicar aqui.
Já a segunda é bem mais terrena sendo, acima de tudo, um relato das intrigas entre grandes casas senhoriais pelo poder e fortuna... um enredo mais terreno e mais realista onde as descrições são fortes e ninguém se encontra a salvo, nem mesmo quem consideramos como principais personagens.
Vale a pena arriscar nestes livros, quanto a mim foi uma aposta ganha de ambas as editoras e, se me permitirem, retiro-me para ler mais umas páginas do livro "A Muralha de Gelo" (2º volume da série "As Crónicas de Gelo e Fogo").
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


1 Comments:


  • At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo

    Sabes que amanhã começa a feira do livro?

    Boa leitura, bichinho do papel ;)

    Bjs
    Cláudia