Ainda vale a pena acreditar?
O regresso da série Ficheiros Secretos, em formato de filme, 10 anos após o primeiro filme e 6 após a 9ª e ultima temporada fez-me questionar da sua necessidade... é certo que fui e ainda sou um grande fã da série, contudo, as últimas temporadas (sensivelmente desde a 7ª) foram degradantes e sem sentido com um season finale, no minimo, ridiculo.
O filme que agora se estreia em Portugal, com o subtitulo "I Want to Believe", não pega na mitologia da série como acontecia na sua primeira ida ao cinema (com a grande novidade de que os extraterrestres eram os habitantes iniciais da Terra e nós humanos é que fomos os invasores), tratando-se de um caso isolado que mistura um ex-padre pedófilo com visões, médicos russos integrados no tráfico de orgãos e transplantes sobrenaturais.
Tal como no primeiro filme, o argumento deixa muito a desejar (escrito pelo criador da série Chris Carter que também realiza e por um habituée da série, Frank Spottnitz), tendo em conta as expectativas que se criam... neste caso, as minhas expectativas eram nulas e, contudo, o argumento é demasiado fraco para sustentar um filme de 100 minutos.
Mas nem tudo é fraco no filme, é possivel retirar imenso prazer ao rever as personagens de Mulder e Scully (com as mesmas características, apesar de tudo que viram e ouviram) que mantém a mesma quimica, rever a personagem de Skinner, revisitar o FBI numa sequência hilariante sem diálogo mas com movimentos faciais que tudo dizem acerca de 2 retratos "sui generis", encontrar o refugio de Mulder que é tão, ou mais, caótico que a sua cave do FBI dedicada ao paranormal.
Para os fãs de sempre vão ao cinema rever os Ficheiros Secretos e deixem-se embalar pela nostalgia (apesar da lamechice, a espaços, que se encontrava afastada na série), mas no que respeita a quem não conhece a série, aconselho antes a compra, pelo menos, dos 5 primeiros packs (em promoção por 19,95€ cada em qualquer loja) e descubram o que fez esta série um objecto de culto, que conseguiu não envelhecer.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: