MoteLX Parte 2 - Rescaldo de um Festival
O MoteLX (Festival de Cinema de Terror de Lisboa) voltou a realizar-se este ano, na sua segunda edição, entre os dias 03 e 07 Setembro e, tal como na edição do ano passado, fui assistir a 2 filmes que coincidiram com as sessões de abertura e encerramento do evento.
Antes de falar dos filmes em si, quero comentar um pouco o ambiente... é engraçado como um (ainda?) pequeno festival de terror consegue agregar tanta gente e encher o S. Jorge com pessoas das mais variadas "tribos" e cultura. Está a tornar-se um fenómeno de culto e um pequeno Fantas para quem está a 300 Kms desse grande evento nacional (ainda que o Indie Lisboa, para mim, lhe seja muito superior pela temática).
O que eu nunca consigo entender são aquelas pessoas que vão a filmes de terror e depois, como não aguentam, saem a meio criticando o que viram... porque será que esta gente não lê o argumento antes de comprar o bilhete??
O primeiro filme que vi foi o "Doomsday" (está prevista a estreia comercial, em Portugal, para 25 Setembro, com o titulo de "Juízo Final"), realizado por Neil Marshall. Tive a oportunidade de ver em cinema o filme anterior deste realizador (o soberbo "The Descent"), sendo que tinha muita expectativa sobre este filme...
Não se trata de um filme mau de todo, ao relatar o surto de uma epidemia na Escócia que faz com que esta fique isolada do resto do Mundo, contudo, existem pessoas que foram abandonadas do lado da contaminação e conseguiram sobreviver... a busca por uma cura do virus leva o governo inglês a enviar uma força chefiada por Eden (a bela Rhona Mitra) para a obter. O filme mistura demasiados generos cinematográficos, com piscadelas de olho aos filmes "Mad Max", a Carpenter, aos filmes de canibais e medievais/futuristas, numa imensa salada inconsequente e divertindo a espaços. A ideia do filme era boa, mas a concretização deixou muito a desejar.

O outro filme que vi tem por nome "Teeth" e retrata a história de Dawn (Jess Weixler), uma estudante de liceu, nos alvores da sexualidade, que pertence a um grupo de castidade da sua localidade. Contudo, Dawn tem uma particularidade diferente de todas as outras mulheres, quando é alvo de violência fisica a sua vagina apresenta dentes.
Sim, leram bem, é uma "vagina dentata" e literalmente corta o mal em 2... o filme tem momentos surpreendentemente divertidos e outros dolorosos para os homens em particular, digamos que não é belo ver um rottweiller comer o que a dita "dentata" deixa no chão :) Foi um filme surpreendente no sentido de que, com uma alegoria consegue falar de assuntos importantes como a descoberta da sexualidade, a violação, o ridiculo que por vezes se tornam os grupos de castidade americanos, a hipocrisia dos adultos e a falsa inocência do jovens.
Recomendo vivamente este filme, caso estreie comercialmente, porque além de divertido faz pensar um pouco... se formos a reflectir, o cinema de terror não é mais do que metáforas dos medos actuais da sociedade.
Mais um bom festival em Lisboa e venham agora os próximos, eu estarei a comentar (espero) a Festa do Cinema Francês, que decorrerá entre os dias 02 e 12 de Outubro no S. Jorge.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: