Tinha de prestar aqui a minha sincera homenagem a uma grande atleta e uma grande Mulher que, com imensa garra e força conseguiu trazer para Portugal a medalha de prata numa modalidade intensa como é o Triatlo... falo, obviamente, de Vanessa Fernandes.
A atleta de 22 anos traduziu, esta madrugada, o seu poderio na modalidade, ao longo do ano, apenas sendo batida pela australiana Emma Snowsill. Este resultado não desmerece em nada o esforço desta Mulher de garra que tanto orgulha Portugal.
Não posso deixar passar as suas palavras, retiradas do jornal Público, sobre os atletas portugueses em Pequim e a falta de de esforço destes:
- “Acho que muitos atletas não têm bem a noção da realidade e do que isto [Jogos Olímpicos] significa. Se calhar têm facilidades a mais. Nunca na vida vinha para aqui viajar e ver os Jogos".
- “Um atleta de alta competição tem de ter objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por ele, ter uma boa equipa. Tem de saber o que quer, onde está e o que significa a alta competição. A alta competição não é uma brincadeira, não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Isto é como um trabalho”.
- “Temos muito talentos, na natação e no atletismo. O Tiago Venâncio, para mim, podia nadar muito, podia ser um grande atleta, mas não há uma estrutura fixa nesses sectores, é tudo feito um bocado à balda"
- “São pessoas de trabalho (Naide Gomes e Nélson Évora). A Naide gosta de trabalhar e vai até ao limite, o Nélson também. Nota-se logo mal se fala com as pessoas e o que eles têm feito demonstram isso.”
- “Há pessoas que vêm aqui e é-lhes igual ficar em 50 ou 20.º, mas cada um faz o que pode no momento”, explicando que a presença nos Jogos Olímpicos não pode ser vista como um fim, mas sim como um início: “Eu não penso assim. Para mim são os resultados que me dão ambição e nunca estou satisfeita. Para ficar satisfeita com alguma coisa é um bocado complicado.”
Está tudo dito quanto a mim... uma grande Mulher com "M" grande.
Carpe Diem.
Etiquetas: Desporto
Foi a única né??????? JASUS!