A Grande Vanessa
Tinha de prestar aqui a minha sincera homenagem a uma grande atleta e uma grande Mulher que, com imensa garra e força conseguiu trazer para Portugal a medalha de prata numa modalidade intensa como é o Triatlo... falo, obviamente, de Vanessa Fernandes.
A atleta de 22 anos traduziu, esta madrugada, o seu poderio na modalidade, ao longo do ano, apenas sendo batida pela australiana Emma Snowsill. Este resultado não desmerece em nada o esforço desta Mulher de garra que tanto orgulha Portugal.
Não posso deixar passar as suas palavras, retiradas do jornal Público, sobre os atletas portugueses em Pequim e a falta de de esforço destes:

- “Acho que muitos atletas não têm bem a noção da realidade e do que isto [Jogos Olímpicos] significa. Se calhar têm facilidades a mais. Nunca na vida vinha para aqui viajar e ver os Jogos".

- “Um atleta de alta competição tem de ter objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por ele, ter uma boa equipa. Tem de saber o que quer, onde está e o que significa a alta competição. A alta competição não é uma brincadeira, não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Isto é como um trabalho”.
- “Temos muito talentos, na natação e no atletismo. O Tiago Venâncio, para mim, podia nadar muito, podia ser um grande atleta, mas não há uma estrutura fixa nesses sectores, é tudo feito um bocado à balda"
- “São pessoas de trabalho (Naide Gomes e Nélson Évora). A Naide gosta de trabalhar e vai até ao limite, o Nélson também. Nota-se logo mal se fala com as pessoas e o que eles têm feito demonstram isso.”
- “Há pessoas que vêm aqui e é-lhes igual ficar em 50 ou 20.º, mas cada um faz o que pode no momento”, explicando que a presença nos Jogos Olímpicos não pode ser vista como um fim, mas sim como um início: “Eu não penso assim. Para mim são os resultados que me dão ambição e nunca estou satisfeita. Para ficar satisfeita com alguma coisa é um bocado complicado.”
Está tudo dito quanto a mim... uma grande Mulher com "M" grande.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


2 Comments:


  • At 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo

    Foi a única né??????? JASUS!

     
  • At 3:03 da tarde, Blogger Carpe Diem

    Por acaso não foi graças ao Nelson Evora, mas quase seria... eu acho que deviamos apostar numa comitiva menor mas firmando os valores mais prementes de cada modalidade.

    E claro, restringir as desculpas e as declarações mais obtusas que podem criar celeuma.