Amor Robótico
Os filmes de animação da Pixar são sempre um assombro e a mais recente novidade destes estúdios, de nome "Wall-E" é, quanto a mim, a sua maior obra prima até ao momento... trata-se de um filme que nos deixa boquiabertos, por um lado com a inovação tecnológica da animação por computador e por outro a forma como os seus autores (Andrew Stanton, o mesmo de "À Procura de Nemo") conseguem transmitir tantas emoções com escasso diálogo (trata-se de um filme quase mudo) e personagens não anamórficas (robots, na sua maioria).
O filme retrata a história de um robot (Wall-E) que se dedica à compactação e limpeza de lixo numa Terra abandonada e hiper poluída, tendo uma barata como animal de estimação e sendo viciado num trecho musical do filme "Hello Dolly"... confusos? E se juntarmos a isto uma robot/sonda feminina (Eve) que desce à Terra em busca de espécimes vegetais e dá de caras com o nosso heroi e por ai começa uma bela história de amor? Será graças a Eve que Wall-E deixa o seu trabalho e vai em busca do seu futuro.
É um filme de ficção cientifica complexo, apaixonante, emocionante e, acima de tudo, simples na sua premissa base... tem momentos delirantes (todas as perseguições dentro da nave espacial), momentos deliciosos (o toque de "mãos" entre Wall-E e Eve ou o vôo em pleno espaço entre os dois num bailado maravilhoso). O que mais impressiona neste filme é o facto de, com 2 robots, sem grandes formas de expressão conseguimos sentir tanto e submergimos completamente naquele mundo.
Tenho ainda de realçar uma personagem delirante que é o pequeno robot de limpeza, graças a ele dei umas belas risadas e acaba por dar, igualmente, uma grande lição ao abandonar o seu caminho de sempre em prossecução dos seus objectivos.
Depois é também, mas não só, um filme ecologista... não doentiamente ecologista mas, dentro da sua subtileza, consegue ser politicamente incorrecto e fazer pensar num futuro que pode não estar assim tão distante quanto isso, onde os humanos não andam sob 2 pernas e vêm, literalmente, com um ecrán no rosto.
Um filme que recomendo apaixonadamente!! Como não podia deixar de ser num filme Pixar, existe uma curta metragem a anteceder o filme, de nome "Presto", trata-se de uma delirante aventura entre um mágico e o seu coelho que se recusa a sair da cartola porque tem fome, imperdível!!! Como diria Eve, "Wall...EEEE" :)
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: