A perda de um Cinéfilo
A morte é sempre algo triste, a não ser que estejemos num filme dos Monty Python, e hoje deixo aqui a minha mágoa pelo falecimento hoje e aos 74 anos do grande cinéfilo e divulgador, João Bénard da Costa. Para quem não conhece o senhor da foto, basta dizer que foi durante 18 anos o Director da Cinemateca Portuguesa.
Foi graças a este senhor que eu tive a oportunidade de conhecer os clássicos de realizadores importantes do passado (e alguns do presente) como Bergman, Antonioni, Eisenstein, Welles, Mizoguchi, Lang, Godard, Truffaut (o último filme que vi na Cinemateca foi o "Jules e Jim"), Carpenter, entre muitos outros... foi graças a ele que surgiu a ousadia de programar grandes clássicos do cinema pornográfico que fizeram encher a sala da Barata Salgueiro ("Garganta Funda" ou "Por Detrás da Porta Verde").
Bénard da Costa conseguiu ainda reabilitar o edifício da Barata Salgueiro e apresentar uma Cinemateca com um aspecto renovado, jovem e apelativo (recomendo vivamente a sua esplanada no Verão). A grande crítica que sempre lhe fizeram foi o facto de não dar lugar a cineastas novos, contudo, eu deixo aqui o meu MUITO OBRIGADO e será sempre para mim um grande Cinéfilo e amante do Cinema.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: