Indie Lisboa 2009 - Dia 9

Para compensar do dia anterior, neste 7º dia de Festival apenas assisti ao documentário "Johnny Cash at Folsom Prison", realizado por Bestor Cram. A história deste documentário remonta ao concerto de Johnny Cash na prisão de alta segurança Folsom ocorrido em Janeiro de 1968. Dado que não existem imagens de video do concerto, o documentário socorre-se de depoimentos de quem assistiu, a imagens que foram tiradas durante o mesmo e apoia-se em animação para acompanhar a musica gravada.
Podem perguntar que tem de especial este concerto para que exista um filme, fotos e um CD gravado? Pois bem, foi o momento de viragem na carreira de Johnny Cash, o seu renascimento e grande responsável pela mitologia que o rodeou desde ai. Cash teve a coragem de efectuar um concerto perante o pior da sociedade americana da altura já que se tratava de uma prisão de alta segurança onde grande parte eram violadores e assassinos, tendo sido tratado como um deles muito por força da grande musica "Folsom Prison Blues".
O documentário não se fica apenas pelo concerto mas demonstra a influência de Cash na reforma do sistema prisional americano e na sua influência perante aqueles que assistiram ao seu concerto... uns superaram o trauma de estar presos e reiniciaram a sua vida, outros não conseguiram viver livres e em sociedade optando pelo suicídio.
Ao mesmo tempo, o filme mostra a influência deste concerto na carreira (sempre ascendente desde ai) de Cash e a forma como ele se sentia um dos prisioneiros sem que tenha alguma vez estado preso. O interessante é que Cash sentia que, se não fosse o seu sucesso e dinheiro, muito facilmente poderia ser "morador" daquela prisão, tendo em conta o seu feitio iminentemente destrutivo... se não fosse o seu amor por June, tudo se teria desmoronado.
Mais um documentário de excelência num Indie Lisboa que sabe sempre surpreender, tomara que estreie ou saia em DVD para que muitos mais possam ver este filme.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: