Balanço do Indie Lisboa

Em jeito de retrospectiva final do Indie Lisboa 2009, gostava de salientar a aposta acertada da organização em filmes de pequeno orçamento com argumentos intensos e originais, misturados com documentários e filmes de arte e ensaio interessantes. Por outro lado, na parte negativa, apenas quero realçar a ausência de um filme de Jonhie To (até este ano era o único totalista do Indie) e a perplexidade com o sumiço de quem preenche as plateias do Festival, quando filmes mais exigentes estreiam em sala comercial... a paciência para ver filmes diferentes acontece apenas no Indie ou é o facto dos bilhetes serem a 3,5 €?
Deixo aqui o meu Top 10, dentro das 20 sessões que assisti este ano, que será sempre redutor por não ter visto tudo:
1 - Wendy and Lucy de Kelly Reichardt
2 - Ballast de Lance Hammer
3 - Tony Manero de Pablo Larrain
4 - La Belle Personne de Christophe Honoré
5 - JCVD de Mabrouk El Mechri
6 - Tyson de James Toback
7 - Encounters at The End of the World de Werner Herzog
8 - The Pleasure of Being Robbed de Josh Safdie
9 - Medicine for Melancholy de Barry Jenkins
10 - Hot Dog de Bill Plympton
Gostava ainda de salientar a estreia comercial do filme "Let The Right One In" (traduzido em português para "Deixa-me Entrar") que tem feito imensa sensação na Europa e EUA, e passou na edição 2008 do Indie (ver post de Maio 2008 / Indie Lisboa 2008 - Dia 08), para dia 28 de Maio... recomendo vivamente!!
Da edição deste ano do Indie, existem 2 filmes que estrearão comercialmente (dos que vi), o documentário "Tyson" (apenas no Cinema City Alvalade) e o filme "JCVD" (estreia prevista para 16 Julho), sendo ambos excelentes surpresas e recomendados por este estaminé.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


0 Comments: