Indie Lisboa 2008 - Dia 7
Hoje tive o prazer de entrar pela primeira vez no Teatro Maria Matos, pelo menos desde a sua remodelação, e devo dizer que fiquei agradado com a sala e, sobretudo, com o conforto das cadeiras.
O filme que me levou a esse espaço chama-se "Boxing Day", inserido na rubrica Laboratório, e foi realizado por Kriv Stenders (Austrália). Trata-se de mais um filme em formato digital, com a particularidade de ter sido rodado em tempo real e plano único, retratando uma tarde na vida de Chris, alcoólico em recuperação e pai alienado (um extraordinário Richard Green que também assina o argumento).
Seguimos então os passos de Chris quando se prepara para receber a sua familia, estando este sob vigilância domiciliária, quando recebe a visita de um velho amigo com uma revelação chocante acerca do actual namorado da sua ex-mulher... os convidados do almoço são a sua filha adolescente, a ex-mulher e o tal namorado.
Tudo se desenrola calmamente até à chegada do amigo e dai para a frente o filme vai sempre em crescendo até um momento intenso de confrontação entre Chris, o namorado actual da ex, a sua filha e a ex-mulher... um filme suportado pela excelência da interpretação de Richard Green (na foto acima) que consegue transmitir uma grande intensidade ao seu desempenho e, sobretudo, uma necessidade de refrear os seus impulsos para, uma vez, colocar a familia em primeiro plano.
A história não é inovadora e o motivo da desagregação familiar também não (abuso sexual), contudo, o que dá interesse ao filme é mesmo o seu protagonista e como de um momento para o outro se consegue estar bem e logo em seguida cair no abismo... mais uma grande revelação Indie, com um final cantado belissimo.
Como curiosidade, o titulo refere-se ao dia 26 de Dezembro que é feriado em certas partes do Mundo, como Austrália e Inglaterra, abrindo-se a "Christmas Box" (caixa de madeira com presentes), partilhando-se o seu conteúdo com os pobres.
Carpe Diem.

Etiquetas:

 
posted by Carpe Diem ¤ Permalink ¤


1 Comments:


  • At 4:30 da tarde, Blogger G

    Bem! Parece que vou ter de ir propositadamente a Lisboa, a ver se te inspiras e voltas a escrever no sushi!... :)